Impotência Sexual

Impotência Sexual

Impotencia sexual Urocruz

A impotência sexual, também conhecida como disfunção erétil, é a incapacidade e dificuldade em ter ou em manter uma ereção do pênis que permita ter uma relação sexual. A impotência sexual afeta na sua maioria homens entre os 50 e os 80 anos, e além de prejudicar a saúde sexual e íntima do homem, pode também trazer outros problemas psicológicos como a depressão, contribuindo por isso para uma diminuição da qualidade de vida.

Pode ocorrer também em pacientes jovens, já que as possíveis causa são muitas.
A ereção ocorre por um estimulo involuntário do cérebro que chega ao pênis através de nervos específicos que promovem o aumento da circulação sanguínea no pênis e o represamento desse sangue nos corpos cavernosos do pênis. Portanto, as causas de impotência podem estar relacionadas ao estímulo cerebral (causas psicológicas como estresse, cansaço, ansiedade), doenças que acometem os nervos e doenças que acometem a circulação sanguínea no pênis.

Além disso, a diminuição do hormônio masculino que acontece naturalmente com a idade pode reduzir o desejo sexual e afetar o estimulo cerebral que promove a ereção.
Felizmente, hoje em dia existem diversas opções de tratamento. Remédios que melhoram a circulação no pênis, reposição hormonal, terapia psicológica e em casos mais graves o implante de prótese peniana é uma boa opção.